domingo, 31 de maio de 2009

Festa Desporto Escolar - 2009

“Falar da cerimónia de abertura do Desporto Escolar, limita-se a um espectáculo de grande nível, tradicionalmente muito bem conseguido, com coreografias que são “de outro mundo” e que por um (bom) conjunto de razões, fazem afluir anualmente milhares de pessoas à “catedral” do Estádio dos Barreiros. Foi assim, mais uma vez com várias actividades a brilhar num ano em que as preocupações se viraram para a astronomia. E foram 34 as escolas representadas, com padrinhos “famosos” num espectáculo a envolver cerca de dois mil alunos”.
Jornal da Madeira – quarta-feira, 6 de Maio 2009

Este ano o Festival de Abertura da Festa do Desporto Escolar pretendeu comemorar o ano internacional da Astronomia e nesse contexto foi criado o espectáculo gímnico “A vida na Terra e no Céu” interpretado no estádio dos Barreiros por cerca de dois mil alunos pertencentes a 34 escolas.
A escola de Seara velha foi uma dessas escolas a participar neste grandioso espectáculo que encheu as bancadas do estádio. O nervosismo, ansiedade e a alegria eram visíveis no rosto destas crianças, pois foi o primeiro ano que a escola teve oportunidade de participar neste grande evento. Este misto de emoções não impediu que estas crianças brilhassem e executassem a coreografia aprendida com êxito. Foi um trabalho desenvolvido ao longo de vários meses pelos professores do Gabinete do Desporto Escolar em conjunto com os seus alunos, que sortiu esta festa magnífica.
Durante cerca de trinta e cinco minutos, pelo relvado do estádio dos Barreiros passaram planetas, estrelas, sois, luas, num desfile de cor e movimento.
O branco foi a cor predominante no primeiro dos três actos da cerimónia de abertura com os efeitos de luz na cabeça dos pequenos artistas a proporcionarem um resultado bem conseguido a que se juntou uma coreografia sugestiva do equilíbrio rigoroso e fantasiador de uma noite estrelada.
Desta forma, com alguns pares a dançarem uma valsa romântica abriu-se espaço para o segundo acto em que o negro predominou nos fatos como forma de representar os graves problemas ecológicos que ameaçam a segurança e a vida no planeta. De uma forma alegórica, a humanidade, representada pelos alunos no relvado, ouviu os conselhos sábios vindos do espaço, com a proposta de um progresso mais envolvente, com os sentimentos nobres a servirem de leme.
Mensagem Educativa
O terceiro e último acto teve como cores fortes o vermelho, o laranja e o amarelo como demonstração da recuperação do clima, do ar puro, da água, vegetação e também dos bons sentimentos como pilar da evolução.
A reflexão final apresentou a proposta de criar um sorriso cinco estrelas no coração de cada habitante da terra com o espectáculo a terminar em apoteose com a mensagem “viver com alegria para uma vida melhor”.
Seguiram-se três momentos solenes: o acender da tocha olímpica, de que se encarregou o atleta olímpico Alberto Paulo, os hinos regional e nacional por um coro do Gabinete de Expressão Dramática e Artística e a declaração de abertura da Festa do Desporto Escolar de 2009 pelo Presidente do Governo Regional Alberto João Jardim.
O encerramento da festa ficou a cargo da cantora Ana Free, com o seu espectáculo musical cantou e encantou as centenas de crianças que tiveram a oportunidade de se divertir, saltando, pulando, cantando e dançando depois de uma noite “gloriosa”.

Professor Marco Matos


Sem comentários:

Enviar um comentário